sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Como se formam os solos

A origem dos solos

Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre alitosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevoclimabioma e ao longo de um tempo.
O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes ópticas. Para um agrônomo, através daedafologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida vegetal. Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.
Camadas

A composição do solo
O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas emdecomposição.
Existem muitas variações de terreno a terreno dos elementos de um solo, mas basicamente figuram-se quatro camadas principais:
  • A primeira camada é rica em húmusdetritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.
  • A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes:
    • A primeira parte é a do calcário. Corresponde entre 7 e 10% dessa camada.
    • A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinitacaulim e sedimentos de feldspato. Corresponde de 20 a 30% dessa camada.
    • A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Esta parte corresponde de 60 a 70% da camada em abertura com o Magma.
  • A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ação da erosão e agentes geológicos, essas rochas podem virar sedimentos.
  • A quarta camada é a de rochas que estão inicialmente começando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz.

Perfil do solo

Observando a secção vertical de um solo, numa barreira de estrada ou num poço num campo, verifica-se a presença de camadas horizontais mais ou menos distintas. A secção do solo denomina-se perfil, e as camadas individualizadas são denominadas horizontes. Um solo bem formado e não alterado pela atividade humana tem o seu próprio e característico perfil. As características do perfil são a base da classificação e estudo dos solos, mas a sua maior importância está na possibilidade de informar como é que o solo pode ser usado da melhor maneira.
As camadas superiores ou horizontes do perfil do solo são geralmente de cor mais escura que as camadas inferiores. Esta diferença de cor é devida à acumulação de matéria orgânica resultante do apodrecimento das raízes e outros resíduos orgânicos, que são incorporados nas camadas superiores do solo. A meteorização é, geralmente, mais intensa no horizonte superior do que nos inferiores. Alguns produtos da meteorização são retirados, pela ação da água de infiltração, das camadas superiores.
As camadas inferiores contêm, comparativamente, muito menos matéria orgânica do que as que se encontram próximas da superfície. São, contudo, caracterizadas por uma acumulação da várias substâncias, tais como silicatos argilosos e óxidos de ferro e alumínio, sulfato de cálcio e carbonato de cálcio.
Estes horizontes, superiores e inferiores, resultaram dos processos bioquímicos de formação dos solos, e da meteorização. Evidenciam a génese de uma formação natural distinta dos materiais a partir dos quais se formou. Coletivamente, estes horizontes constituem o solo, cuja espessura depende das condições climáticas e das condições bióticas do meio.
As diferentes camadas constituintes do perfil do solo nem sempre estão perfeitamente distintas e bem definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário