sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os principais recursos do Microsoft Word


 Formatar: Fonte e parágrafo

Formatação e correção automáticas

Há três recursos disponíveis que alteram o texto enquanto alguém digita. Note-se que eles podem ser ativados ou desativados facilmente. (Clique nos itens abaixo para ter mais detalhes de cada um deles).

Autoformatação = enquanto se digita um documento, formata automaticamente títulos, listas com marcadores e numeradas, bordas, números, símbolos, etc. Para ter mais detalhes clique aqui.

AutoCorreção = corrige automaticamente erros comuns de digitação, ortografia e gramática. Pode inserir texto, elementos gráficos (figuras) e símbolos automaticamente. Para ter mais detalhes clique aqui.

AutoCompletar = permite inserir automaticamente itens inteiros (como datas, parágrafos e entradas de AutoTexto) quando se digita alguns caracteres de identificação.  Para ter mais detalhes clique aqui

Autoformatação automática

O Word pode formatar e, também, corrigir automaticamente o texto digitado. (Por exemplo, quando se digita 1/2 e imediatamente aparece ½ , ou quando se digita 3 ou mais hífens e o Word automaticamente insere uma borda simples).

Para usar a formatação automática: - digitar o texto no Word ou abrir o arquivo que deseja formatar
- Clicar em Ferramentas - Formatar, aba "Auto-formatação"
- Na janela que se abre pode-se escolher entre:
  Autoformatar agora  = o documento será imediatamento formatado
  Autoformatar e revisar cada formatação = permite verificar cada alteração feita , se for o caso, rejeitar a mudança sugerida.
- No campo inferior escollher um tipo de documento para aplicar a formatação mais apropriada
- Clicar em "OK"
O botão "Opções" dá acesso a uma tela em que se pode selecionar todas as ações que não deseja que o Word execute automaticamente.
Se for escolhida "Autoformatar e revisar cada formatação", clicando no botão
- "Revisar alterações" = será possível revisar e desfazer qualquer uma das mudanças feitas.
- "Galeria de estilos"  = será possível escolher um estilo - "design" para o documento.

Formatação personalizada

Para mudar a aparência dos caracteres é necessário selecionar o texto e aplicar um ou mais atributos ou formatos de caracteres.
Os formatos podem ser aplicados

1. Usando-se atalhos existentes na barra de ferramentas de formatação.

Há botões para alterar estilo, fonte, tamanho da fonte, negritar, aplicar o formato itálico, sublinhar simples, sublinhar duplo, sublinhar somente as palavras, alinhar à esquerda, centralizar, alinhar à direita, aplicar marcardores, numerados ou não  ou
2. Clicando-se em Formatar - Fonte. Deve aparecer a janela "Fonte":

A aplicação dos formatos exige que o texto desejado já esteja selecionado

Aba Fonte
Aqui pode-se escolher a fonte, estilo, tamanho, cor e efeitos desejados. Os novos parágrafos manterão a formatação do parágrafo anterior.

Aba Espaçamento de caracteres
Permite escolher se os espaçamento entre os caracteres será o padrão ou modificá-lo.

Aba Animação
Na janela que aparece, pode-se visualizar e aplicar alguns efeitos animados sobre um texto préselecionado.

Parágrafos
Pode-se alterar a aparência de blocos de texto, como o espaçamento entre linhas ou alinhamento do texto. Para mudar a formatação de um ou mais parágrafos:
  - Selecionar os parágrafos desejados
  - Clicar em Formatar - Parágrafos - e, na aba "Recuos e espaçamento" escolher os formatos.


Alinhamento
O Word é predefinido para alinhar o texto pela margem esquerda deixando a borda direita desalinhada. Pode-se mudar o alinhamento, selecionando os parágrafos que se deseja alinhar e clicando sobre um dos botões de alinhamento na barra de ferramentas padrão  ou  clicando em Formatar/ Parágráfo e escolhendo a opção de alinhamento desejada (Justificado, Centralizado, Esquerdo ou Direito).

Recuo
Primeiramente selecione o parágrafo que deseja recuar e recue o texto.
Há três diferentes modos como o texto pode ser recuado:
- Clicando os botões de recuo até o valor desejado
Se for selecionado "Primeira linha" no campo ao lado, "Por", colocar o quanto deseja que a primeira linha de cada parágrafo tenha de espaçamento a partir da margem direita.
Se for selecionado "Deslocamento" no campo ao lado "Por", colocar o quanto deseja que a segunda linha em diante tenha de espaçamento a partir da margem direita.

                              Títulos e subtítulos
Uma das principais dúvidas de quem está fazendo trabalhos escolares e acadêmicos, principalmente a monografia é “como eu faço o índice ou o sumário de meu texto no Word?”.
É muito comum eu ver as pessoas copiando manualmente os títulos de seus textos e colando no início ou no final de seus textos e ir relacionando manualmente os números das páginas onde estão esses títulos. É o famoso “Título, pontinho pontinho pontinho número da página”.
Título……………………………………………………….01
Subtítulo………………………………………………..02
Você já deve ter imaginado o quanto isso é chato de fazer, além de ficar tudo torto. Se for um texto bem pequeno pode até não dar assim tanto trabalho, mas e se seu texto for, por exemplo, uma monografia com 50, 80 ou 100 páginas? E se depois desse trabalho todo, você percebe que faltou adicionar ou remover alguma coisa na introdução e isso fizer com que TODAS as páginas mudem de lugar? Só posso lhes dizer uma coisa: NÃO FAÇAM ISSO!! Esse é realmente um trabalho muito ingrato e não deve ser feito por seres humanos, faça seu computador trabalhar para você!
Os sumários são, geralmente, compostos pelos títulos e subtítulos do texto relacionados com a página em que esses títulos e subtítulos estão, portanto, a primeira coisa que você precisa fazer para que seu editor de texto crie um sumário automaticamente para você é dizer para ele o que é um título e o que não é. Como fazer isso? Simples! Basta utilizar estilos em seu texto!
Por que eu preciso usar os estilos?Como eu disse, o Word precisa saber onde estão os títulos, então você precisa marcar esses locais. Quando você criar o sumário, o Word vai “varrer” todo seu texto procurando os trechos marcados com os estilos que você escolheu para ser o título e vai colocar esses trechos no sumário.
Provavelmente você já deve ter notado uma galeria na aba Início do Word chamada “Estilo”.
Galeria de estilos do Word
Use esses estilos para marcar os títulos como título e os subtítulos como subtítulo. É só selecionar o texto do título e clicar no estilo de seu título. Você pode utilizar os estilos padrão do Word (Título 1, Título2, Título 3 …) ou criar seus próprios títulos. Neste post vamos simplificar um pouco e usar os estilos padrão mesmo.
Títulos e subtítulos no Word
É preciso usar sempre esses estilos “Título 1, Título2 e Título 3″ para criar o sumário?Não, você pode criar um sumário com qualquer estilo que você quiser. Neste post eu escolhi usar aqueles estilos padrão porque são os usados pelo sumário padrão do Word. Se você quiser usar outros estilos, terá que personalizar o sumário. Vou fazer um post ensinando isso.
Após aplicar os estilos em todos os títulos de seu texto você poderá facilmente criar um sumário automático em seu texto.  Para isso, deixe o cursor onde você quer que o sumário seja criado e clique na aba “Referência” e em seguira em Sumário Automático 1 ou 2.
Selecionando um sumário automático no Word
O resultado será parecido com o seguinte:

Pronto! Seu sumário automático está criado! Fácil, não?
Apenas uma observação, esse sumário automático do Word não é assim tão “automático”, caso você adicione páginas ou novos título ao texto você precisará atualizar o sumário clicando no botão “Atualizar Sumário” (Botão atualizar sumário) que aparece no início e no final do sumário e também clicando com o botão direito do mouse sobre ele.
Clique em “Atualizar o índice inteiro” para que os números de página e títulos sejam atualizados.
Popup atualizar sumário
Atualize o sumário sempre antes de salvar seu documento e antes de imprimir para evitar que alguma coisa fique fora do lugar.
Bem melhor do que ficar procurando no texto inteiro os títulos e colocar números de páginas manualmente, não é? Espero que tenham gostado da dica. Em breve farei um novo post sobre como fazer sumários personalizados e sobre como trabalhar com estilos.
            Como inserir imagens

Inserir uma imagem a partir de uma página da Web

  1. Abra o documento do Microsoft Office Word 2007.
  2. A partir da página da Web, arraste a imagem que deseja para o documento do Word.
Verifique se a imagem que você escolheu não é um vínculo para outra página da Web. Se você arrastar uma imagem que seja vinculada, ela será inserida no seu documento como um vínculo em vez de uma imagem.

INSERIR UMA IMAGEM VINCULADA A PARTIR DE UMA PÁGINA DA WEB

  1. Abra o documento do Word.
  2. Na página da Web, clique com o botão direito do mouse na imagem que deseja e, em seguida, clique em Copiar.
  3. No documento do Word, clique com o botão direito do mouse no local que deseja inserir a imagem e, em seguida, clique em Colar.

Inserir uma imagem a partir de um arquivo

  1. Clique onde deseja inserir a imagem.
  2. Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em Imagem.
Imagem da Faixa de Opções do Word
  1. Localize a imagem que deseja inserir.
  2. Clique duas vezes na imagem que deseja inserir.
 OBSERVAÇÃO   Por padrão, o Microsoft Word incorpora imagens em um documento. É possível reduzir o tamanho de um arquivo vinculando com uma imagem. Na caixa de diálogo Inserir Imagem, clique na seta ao lado de Inserir e, em seguida, clique em Vincular ao arquivo.

Alterar uma imagem entre linhas para uma imagem sobreposta e vice-versa

  1. Se a imagem não estiver na tela de desenho, selecione a imagem. Se estiver na tela de desenho, selecione a tela.
  2. Em Ferramentas de Imagem, na guia Formatar, no grupo Organizar, clique em Posição.
Imagem da Faixa de Opções do Word
Se você não vir Posição, clique em Organizar e, em seguida, clique em Posição.
  1. Siga um destes procedimentos:
    • Para alterar uma imagem em linha para uma imagem flutuante, selecione o estilo de quebra automática que deseja.
    • Para alterar uma imagem flutuante para uma imagem em linha, selecione Em Linha com o Texto (Normal).
Como formatar imagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário